A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Projeto Emaranhando Vidas, iniciará, nesta quarta-feira (25), novas turmas do Curso Saúde Emocional no Ambiente Escolar. O Curso faz parte das ações do projeto, lançado em julho de 2020, e foi desenvolvido para promover ações de caráter formativo, educativo-informativo, para a comunidade escolar, visando à promoção da saúde emocional na escola, a quebra de tabus, estigmas e preconceitos associados aos problemas de saúde mental. O curso será realizado de forma online, pela Plataforma E-proinfo.
As primeiras formações aconteceram entre os meses de julho e agosto, priorizando alunos e professores e tiveram 600 inscritos. Para as novas turmas, o Curso terá 650 participantes e aproximadamente 50% do total é formado por gestores escolares das 19 Regionais de Educação, que tiveram prioridade para compor as novas turmas.
A proposta do Curso consiste no desenvolvimento de uma série de ações formativas para atender professores, gestores, coordenadores e supervisores escolares, alunos, pais e responsáveis, técnicos, assistentes sociais, pedagogos e toda a equipe administrativa e operacional que atua nas escolas da Rede Pública de Educação do Estado.
O Curso terá 20 tutores, distribuídos em 20 turmas, com o apoio de cinco coordenadores e será composto de três módulos. O primeiro módulo acontecerá de 25 de novembro a 06 de dezembro e fará abordagem sobre Saúde Emocional e a comunidade escolar; o segundo será de 07 a 18 de dezembro e terá como tema a Ansiedade e Depressão; o terceiro abordará sobre Bullying e Drogas e acontece de 19 de dezembro de 2020 a 05 de janeiro de 2021.
No período de 06 a 08 de janeiro de 2021, acontecerão as apresentações dos planos de ação, elaborados pelos alunos participantes do curso, como atividade final, que garante a certificação de 40 horas. Cada etapa equivale a 10 horas.
“O curso é bastante relevante para a comunidade escolar, considerando que possibilita a todos os envolvidos um processo formativo e de atuação colaborativa como agentes mediadores de promoção e prevenção da Saúde Emocional”, destacou a supervisora de Projetos Especiais da Seduc, Elisabeth Gomes.
O objetivo dessa ação é preparar uma equipe de agentes mediadores para promoção e prevenção da saúde emocional no ambiente escolar, por meio de um amplo processo formativo. Desta forma, ao final do curso, os agentes mediadores estarão aptos a contribuírem na elaboração e execução de projetos voltados para a Saúde Emocional na escola, realizando atividades como rodas de conversa, oficinas, campanhas e palestras com a comunidade escolar, a partir de temas geradores voltados para o bem-estar sócio emocional, principalmente através do gerenciamento de emoções.
FONTE – MA.GOV.BR