Comemorando 121 anos de história, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) se consolida como referência na proteção da vida e perpetua um legado de coragem e profissionalismo, que atravessa gerações. A data, celebrada na terça-feira (10), na sede do Comando Geral, no Bacanga, foi marcada por cerimônia de formatura, demonstração operacional, inauguração de espaço de saúde e homenagem aos veteranos. O momento contou com presenças do comandante-geral, coronel Célio Roberto, do secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, representando o governador Carlos Brandão, e militares das demais unidades da corporação.
A data é de grande simbolismo para a corporação e todos os maranhenses, representando a continuidade de um trabalho de êxito pela segurança e bem-estar da sociedade, enfatizou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto. “Agradecemos ao governador Carlos Brandão e ao secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, pelo empenho de sempre em nos proporcionar as condições necessárias para executar nossa missão, à sociedade que servimos, pelo reconhecimento dos nossos esforços e aos nossos militares que são o pilar desta corporação. É com muito orgulho que celebramos 121 anos de história e continuaremos a cumprir nossa missão com dedicação, coragem e compromisso”, pontuou o coronel Célio Roberto.
O secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, pontuou que “os bombeiros são sinônimo de confiança e competência, tendo um trabalho reconhecido pela sociedade, como essencial para a segurança pública, sempre atuando de forma eficiente e comprometida, seja em grandes tragédias ou em ocorrências cotidianas”.
A cerimônia de formatura abriu a programação e marcou a promoção de 34 cadetes, que passam a aspirantes e irão renovar a tropa do Corpo de Bombeiros. A secretária-chefe do Gabinete do Governador, Luzia Waquim foi paraninfa da 16° Turma Tenente Raimundo Nonato Cunha, que homenageia o militar falecido vitima de Covid-19 e que deixou legado de referência na área operacional e social da corporação. O momento foi de muita emoção, aprendizado e reflexão sobre o trabalho da instituição, que tem se consolidado como alicerce fundamental para a segurança da sociedade, ao longo dos anos. A etapa é a conclusão do Curso de Formação de Oficiais (CFO).
“Este é apenas o começo de uma jornada desafiadora e que me sinto honrado em trilhar. Como aspirantes, fomos moldados para ser líderes que inspiram confiança e respeito. Agora, temos a responsabilidade de fazer o melhor, pois o futuro da nossa instituição e a segurança da nossa sociedade dependem de nossas ações e estou pronto para essa missão”, ressaltou o aspirante Alan Martins.
“Chegamos até aqui, com os conhecimentos técnicos adquiridos e a certeza de que aprendemos a trabalhar em equipe, ser resilientes diante das dificuldades e a colocar o serviço à sociedade acima de tudo. Estamos prontos para cumprir a missão de proteger e servir, com honra e dignidade”, enfatizou a aspirante Mariana Costa.
Homenagem a veteranos e entrega do Espaço de Reabilitação
O evento também prestou uma emocionante homenagem a militares veteranos, que ao longo das décadas, contribuíram com bravura e compromisso para o fortalecimento da corporação. O ato foi reconhecimento ao legado daqueles que ajudaram a construir a história da instituição e que continuam a inspirar as novas gerações de bombeiros. “Precisamos reconhecer o legado de bravura e compromisso daqueles que marcaram a trajetória da instituição”, enfatizou o coronel Célio Roberto. Na ocasião, foi instituído o toque de presença de exórdio (reverência) aos veteranos e a data de 10 de dezembro como o Dia dos Veteranos.
Além disso, foi inaugurado o Espaço de Reabilitação e Fisioterapia, um novo espaço que vai proporcionar aos militares um ambiente adequado para cuidados de saúde e recuperação física. A série de serviços será um apoio para o melhor desempenho das funções da corporação.
Prática operacional
Complementando a programação de aniversário, os 22 militares que concluíram o curso Salvamento e Resgate Veicular participaram de demonstração operacional. O treino marcou o encerramento da capacitação e foi realizado em área externa do Comando Geral. Os alunos aplicaram as técnicas aprendidas, como táticas de resgate veicular e procedimentos operacionais padronizados para atendimento a este tipo de ocorrência.
“O objetivo principal do curso é preparar os nossos bombeiros para situações extremas, onde cada segundo conta. Essas demonstrações práticas melhoram a eficiência e a segurança no atendimento às ocorrências, além de possibilitar que as equipes hajam de maneira mais rápida e precisa nas operações de salvamento em cenários reais”, aponta o coordenador do curso, tenente-coronel Luís Lago.
A capacitação foi um importante complemento profissional para os bombeiros que participaram do treinamento. “Aprendemos, na prática, o que fazer em uma situação real. É muito gratificante saber que podemos salvar vidas com o que aprendemos e sermos diferenciais em um momento desafiador e atenuar o sofrimento de alguém”, enfatizou a tenente Maria Aparecida.
Para o capitão Wellington Nadson, a demonstração operacional “foi muito importante por proporcionar vivenciar a realidade de um resgate em acidentes, pois, quando estamos no local, não há espaço para erros, e o treinamento nos prepara para isso”, disse ele, que afirmou estar “mais confiante e pronto para atender à população com eficiência e segurança”.
Trajetória de excelência
O CBMMA foi criado em 1903, atuando especificamente no combate a incêndios e, ao longo das décadas, se adaptou para acompanhar o desenvolvimento do estado e passou a atuar em outras diversas áreas como resgates, salvamentos e prevenção de desastres.
Nessa jornada, o Governo do Estado tem proporcionado as modernizações e melhorias que asseguram mais excelência nas operações. Equipamentos de última geração, veículos especializados, viaturas e equipamentos operacionais, além da capacitação constante do efetivo, são exemplos das melhorias concretas.
O resultado se materializa no crescimento em infraestrutura, equipamentos e capital humano, e no reconhecimento da população que, ano após ano, elege o Corpo de Bombeiros como um dos órgãos mais respeitados, de credibilidade e confiança no Estado.