Corpo de Bombeiros apresenta nova regulamentação de segurança contra incêndios

Defesa Civil de São Luís aumentará proteção de encosta na Vila Embratel
12 de janeiro de 2021
Governo reúne secretarias estratégicas para alinhamento do plano logístico da vacinação contra a Covid-19 no Maranhão
15 de janeiro de 2021

Corpo de Bombeiros apresenta nova regulamentação de segurança contra incêndios

Documento que vai nortear as fiscalizações de segurança contra incêndios em construções, estabelecer ações punitivas e orientar em demais procedimentos afins. Este é o objetivo do Regulamento de Segurança contra Incêndios das Edificações e Áreas de Risco no Estado do Maranhão. O regulamento tem base na Lei nº 11.390, de 21 de dezembro 2020, instituída pelo Governo do Estado. O novo documento foi apresentado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), em evento na manhã desta terça-feira (12), no Hotel Blue Tree Towers, Calhau.

O comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo, ressalta que o regulamento vem garantir mais segurança às pessoas. “Temos uma legislação moderna, e por lacunas preenchidas em relação à norma anterior, nos trouxe segurança jurídica. Isso vai proporcionar um trabalho mais efetivo dos bombeiros e os profissionais que trabalham com segurança contra incêndio terão uma legislação atualizada, melhorando sua atividades. São Luís cresce verticalmente, empresas se instalam em nosso estado e precisávamos de uma legislação moderna. Agradecemos ao governador Flávio Dino pela sensibilidade e olhar visionário ao trazer essa legislação”, pontuou o coronel.

Apresentação do documento que vai nortear fiscalizações de segurança contra incêndios (Fotos: Handson Chagas)
O regulamento traz as competências e atribuições do agente fiscalizador; trata dos serviços de segurança contra incêndios e emergências; das ações de segurança contra incêndios e emergências; classificação das edificações; estabelece medidas de segurança, de acordo com a construção; cita as infrações e penalidades devidas, entre outros direcionamentos. O documento servirá a empresas prestadoras de serviço, formadoras, profissionais bombeiros civis, brigadistas e guarda vidas.

O Corpo de Bombeiro atua em atividades de Defesa Civil, prevenção e combate a incêndios, sendo acionados também em casos de sinistro ou vistorias com emissão de atestado. Com o regulamento, passam a ter mais segurança para aplicação das normas contra incêndio e emergência, reforçou o comandante Geral, Célio Roberto de Araújo. Presentes ao evento, a promotora do Consumidor do Maranhão, Lítia Cavalcanti e autoridades do CBMMA.

FONTE – MA.GOV.BR