Câmara de São Luís vai promover ação em alusão ao Janeiro Branco e Roxo

Produção de veículos aumenta 1,3% em 2023, diz Anfavea
10 de janeiro de 2024
Desenrola Fies contabiliza 164 mil renegociações de dívidas
11 de janeiro de 2024

Câmara de São Luís vai promover ação em alusão ao Janeiro Branco e Roxo

Neste mês de janeiro, as cores roxo e branco dão o tom de duas campanhas importantes de conscientização sobre a importância do combate à hanseníase e os cuidados com a saúde mental, respectivamente.

Em alusão às duas campanhas, a Câmara Municipal de São Luís (CMSL) vai realizar, na próxima quarta-feira, 17, ações voltadas à saúde dos funcionários com o intuito de alertar sobre o cuidado com a saúde mental e para a prevenção da hanseníase.

A iniciativa terá início às 8h, no setor de saúde da Casa, e contará com atendimento do serviço social, triagem de enfermagem, atendimento com massoterapeuta, atendimento com nutricionista, atendimento odontológico pela carreta Sorrir, roda de conversa com psicólogos e equipe multiprofissional de hanseníase, além de coffee break para os participantes.

É necessário agendar

Os serviços serão oferecidos para funcionários e seus dependentes. No entanto, é necessário fazer um agendamento via serviço social da Câmara, para poder contar com os atendimentos. As vagas são limitadas. A iniciativa faz parte da programação especial que a Câmara realiza em alusão a passagem das campanhas nacionais.

Sobre o Janeiro Roxo

A hanseníase é uma doença infecciosa, que pode levar a incapacidades físicas. No entanto, o tratamento precoce assegura a cura da doença. No Brasil, o tratamento para a hanseníase é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes podem se tratar em casa, com supervisão periódica nas unidades básicas de saúde.

A doença é transmitida por meio do contato próximo e prolongado com pessoas que tenham hanseníase e não estejam em tratamento. Por isso, familiares, amigos e colegas de trabalho de pessoas com Hanseníase também devem ser avaliadas por médicos.

Sobre o Janeiro Branco

O Janeiro Branco chama a atenção da sociedade para as necessidades relacionadas à saúde mental. O mês foi escolhido para o período da campanha por se tratar de um momento em que as pessoas estão mais reflexivas sobre a vida. Isso pode despertar sentimentos como culpa, frustração e sensação de incapacidade e desencadear um quadro de ansiedade ou depressão.

Além de manter um estilo de vida saudável, prezando por uma alimentação equilibrada, com prática de atividades físicas e respeitando os momentos em que o corpo precisa descansar, é necessário procurar ajuda profissional em caso de sentimentos persistentes.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar. Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita.

FONTE: CÂMARA DE SÃO LUÍS