Uma em cada 10 pessoas no mundo tem diabetes, segundo dados de estudos científicos na área. Por isso, as formas de prevenção, os fatores de riscos e as ações desenvolvidas no mês de conscientização sobre a doença foram destaques no programa ‘Café com Notícias’ desta quinta-feira (30), na TV Assembleia, durante conversa com a médica endocrinologista Roberta Duailibe.
A especialista destacou que um dado alarmante é que metade das pessoas que tem diabetes não sabe, porque é uma doença extremamente silenciosa. “Muitas vezes, quando você descobre que tem diabetes já pode ter uma complicação relacionada à doença. Quando não é adequadamente tratado, com o decorrer do tempo, pode levar a alteração na visão, nos rins, nos pés”, ressaltou.
Roberta Duailibe destacou que em 14 de novembro se celebra o Dia Mundial do Diabetes e que o mês inteiro é aproveitado para a realização de campanhas de conscientização, pelas regionais maranhenses da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Sociedade Brasileira do Diabetes que, hoje (30 de novembro), terá sede inaugurada no estado.
A médica esclareceu, ainda, sobre os tipos de diabetes e detalhou os fatores de risco. Segundo Roberta Duailibe, os mais conhecidos são o tipo 1 e o tipo 2, este bem silencioso e que acomete 98% dos pacientes.
Sobre os fatores de risco, a endocrinologista apontou a má alimentação, o sedentarismo, o sobrepeso, entre outros. “A alimentação é muito importante para a saúde, de uma maneira geral, para prevenir várias dessas doenças metabólicas. Costumo dizer que a alimentação é o remédio, a gente precisa se alimentar de forma saudável”, afirmou.
Roberta Duailibe assegurou que é melhor comer a fruta que beber o suco desta, isto porque ela tem mais nutrientes, menos calorias e menos açúcar. “Só para a gente ter uma noção, um suco de laranja, em termos de quantidade de açúcar, pode ter quase o equivalente a um guaraná Jesus. Para quem tem diabetes, não é uma opção tão legal”, assinalou.
FONTE: ALEMA