‘Café com Notícias’ fala sobre programa de formação de jovens sanitaristas

Iracema Vale participa da assinatura de MP que reajusta salário dos professores da educação básica
27 de janeiro de 2025
Conab estima queda na produção de café com 51,8 milhões de sacas
28 de janeiro de 2025

‘Café com Notícias’ fala sobre programa de formação de jovens sanitaristas

Conversa foi com o coordenador do Programa Saúde na Escola, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Jadilson Neto

‘Café com Notícias’ fala sobre programa de formação de jovens sanitaristas

O programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (27), apresentado pela jornalista Márcia Carvalho na TV Assembleia, abordou o 1º Desafio SuperSUS: Formando Sanitaristas, iniciativa que visa à formação de jovens profissionais nessa área. A conversa foi com o coordenador do Programa Saúde na Escola, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Jadilson Neto.

Segundo o profissional, um estudante de cada escola será escolhido para trabalhar temas relacionados à promoção da saúde e à importância do SUS naquele ambiente escolar junto aos professores e a outros alunos.

“O adolescente será estimulado e toda a comunidade vai ganhar. O desafio do SuperSUS é justamente esse do protagonismo juvenil”, disse Jadilson Neto, que destacou também a importância do engajamento de toda a sociedade para que as ações de saúde sejam cada vez mais conhecidas por todos.

O Desafio SuperSUS no Maranhão tem por objetivo engajar estudantes e educadores na promoção da saúde pública junto ao PSE. Com isso, espera-se contribuir para o desenvolvimento integral dos educandos, através do incentivo a pesquisas e atividades em diálogo com a realidade dos territórios onde vivem, promovendo debates sobre a importância dos pilares do SUS: Prevenção, Autocuidado, Empatia, Justiça Social e o Direito à Saúde e à Democracia.

Projeto

Na semana passada, a SES, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgou o edital que vai selecionar tutores protagonistas para o “1º Desafio SuperSUS: Formando Sanitaristas para 2050”. O prazo para inscrições dos estudantes das escolas da Unidade Regional de Itapecuru-Mirim será de 20 de janeiro a 20 de fevereiro de 2025, conforme edital das Secretarias Municipais de Educação participantes.

A realização do desafio no estado se dá em razão de o Maranhão ter sido escolhido como modelo pela Fiocruz de Pernambuco para a implantação do Projeto SuperSUS para dar início ao Ciclo 2025/2026 do Programa Saúde na Escola (PSE) no Brasil. Com isso, o estado se torna o primeiro do país a trabalhar o protagonismo juvenil nas nossas escolas consideradas prioritárias e que foram sinalizadas pelo Ministério da Saúde.

O projeto será implementado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretarias Municipais de Educação da região. Além de Itapecuru-Mirim, a regional é formada pelos municípios de Anajatuba, Arari, Belágua, Cantanhede, Matões do Norte, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Vargem Grande e Vitória do Mearim.

FONTE: ALEMA