Pedro Robson Holanda, que é diretor do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís (Sindipan), foi o convidado do programa
O dia 16 de outubro marca o Dia Mundial do Pão, um dos alimentos mais tradicionais e consumidos no mundo, e para falar um pouco mais sobre esse alimento tão popular, a apresentadora Elda Borges recebeu Pedro Robson Holanda, que é diretor do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís (Sindipan).
Segundo Pedro Robson, a Grande São Luís possui mais de 1.000 padarias. E esse alimento que tem muitas variedades e diferentes nomes, como pão francês, pão massa grossa, pão careca, cassetinho e tantos outros, possui um consumo significativo entre a população maranhense.
Ele ressaltou, ainda, que os panificadores de São Luís estão constantemente participando de feiras, congressos, workshops com o objetivo de trazer novas tecnologias para o setor no estado. Exemplo disso é a grande variedade de pães que podem ser encontrados, tanto nas pequenas padarias, aquelas de bairro, quanto nas grandes panificadoras.
“A indústria de panificação maranhense vem acompanhando uma tendência internacional do pão de massa descansada. Muitas vezes você come um pão francês logo após ele ser feito, então às vezes você pode sentir algum tipo de desconforto, já o pão de massa descansada que fica em fermentação por 12 horas, 14 horas, 16 horas, você come e não sente esse tipo de desconforto.”, explicou Pedro Robson.
Outro fator importante nesse desenvolvimento da panificação é a qualificação da mão de obra realizada através de cursos oferecidos pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai), através do Instituto Tecnológico de Panificação. Pedro Robson destacou que, atualmente, a panificação brasileira possui 40 mil vagas de emprego em todo o Brasil.
FONTE: ALEMA