O programa ‘Café com Notícias’ desta sexta-feira (18), na TV Assembleia, destacou entrevista com o secretário adjunto de Educação Profissional e Integrada do Maranhão, Delmar Matias. Ele tratou sobre o programa Escola Mais Integral e o planejamento para sua expansão.
Atualmente, o Maranhão possui 91 escolas em tempo integral, o que abrange 51 municípios. O objetivo, segundo o gestor adjunto, é chegar a mais 100 escolas até o final de 2024.
“Essa meta ainda não está definida, mas o governador Carlos Brandão (PSB) está analisando todos os dados necessários para definir o quantitativo”, explicou.
Delmar Matias destacou que, m 2015, o governo estadual iniciou a implantação de unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e, em 2017, foram implantados os Centro Educa+.
De acordo com o secretário adjunto, o objetivo é expandir o alcance dessa rede de educação em tempo integral, chegando a 11 mil novas matrículas, o que corresponderia a 100 novas escolas.
Quanto à escolha dos municípios onde essas escolas serão implementadas, Delmar Matias explicou que estão sendo analisados uma série de critérios, entre eles, os índices educacionais de cada escola e os índices de desenvolvimento do município. Ele adiantou, ainda, que a meta é contemplar todas as unidades regionais, em especial as que ainda não contam com a oferta de educação em tempo integral.
FONTE: ALEMA