O programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (6), na TV Assembleia, recebeu a coordenadora da Captação de Doadores de Sangue e Medula Óssea do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), Misleny Silva, que deu detalhes sobre a campanha Bloco do Doador.
A ação, que teve início desde o dia 27 de janeiro, busca reforçar o estoque de bolsas de sangue do Hemomar em todo o estado durante o período do Carnaval, quando geralmente há um aumento na demanda e queda nas doações. Misleny Silva destacou que são necessárias cerca de 200 bolsas de sangue por dia para atender a demanda durante o Carnaval. E, para chegar a essa quantidade, em média, 250 pessoas devem doar.
“Menos de 3% da população brasileira faz doação de sangue. Esse percentual se nós tivéssemos entre 250 a 300 pessoas doando diariamente representaria 3% da nossa população e com esse estoque não teríamos necessidade nem de campanhas, conseguiríamos atender a todas as demandas com um estoque seguro, sendo capaz de atender a todas a cidades”, ressaltou.
O Bloco do Doador tem realizado ações nos circuitos de carnaval que acontecem na cidade e, nesta quarta-feira (7), estará na Beira-Mar, com toda a equipe de coleta, das 8h às 19h, aguardando pessoas que desejarem fazer sua doação.
Misleny Silva destacou que, para doar, é necessário atender a alguns critérios, como estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg, ter dormido bem nas 24 horas anteriores à doação e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, entre outros. Todos os doadores também passam por triagem feita por profissionais no Hemomar.
FONTE: ALEMA