O combate à obesidade e ao sobrepeso foi abordado no programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, nesta quinta-feira (6). E quem conversou com a apresentadora Elda Borges sobre o assunto foi a fisiologista Vanessa Goltzman.
Atualmente, o sobrepeso atinge 60% da população brasileira e a obesidade alcança 20%, índices preocupantes, segundo o Ministério da Saúde. No programa, Vanessa Goltzman enfatizou o que pode ser feito para prevenir esses problemas de saúde.
“É necessária a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde. Porque, nessa vida corrida que todos hoje temos, a gente acaba deixando a saúde de lado e vai comendo o que é mais rápido, vai comendo o que é mais gostoso. E o que é mais rápido e gostoso tem muito açúcar e muito carboidrato. Essa combinação em excesso aumenta a taxa de açúcar e, quanto mais alto o açúcar, mais peso você ganha”, afirmou.
A fisiologista falou sobre a ideia que as pessoas têm de que fazer dieta seja algo caro ou fora do alcance de quem quer perder peso e, também, desmistificou a ideia de que o carboidrato seja o único culpado nesse processo.
“O carboidrato não é o vilão. Não se pode e não se deve restringir o carboidrato, mas você deve ter boas fontes de carboidrato. Agora, se ficar sem o carboidrato, você deixa de ter disposição, não tem cognição”, resumiu.
Dietas da moda
Sobre as dietas da moda, Vanessa Goltzman afirmou que as pessoas alcançam um corpo magro, porém não saudável e vulnerável a consequências futuras, como taxas elevadas. O ideal é que a pessoa procure um profissional para planejar e personalizar uma alimentação de acordo com o seu organismo.
“Não adianta você estar magra, fazendo uma dieta em que não come carboidrato e não ter cognição, você vai ficando irritado, vai tendo sinais, sintomas de depressão”, observou.
A qualidade do sono também é fator determinante no processo de melhora da qualidade de vida, sendo necessário no mínimo seis horas de sono por noite.
FONTE: ALEMA