Aprovado PL que prevê prioridade às mulheres vítimas de violência no processo seletivo do SINE

Confira as novas leis oriundas de propostas dos vereadores da Câmara de São Luís
7 de dezembro de 2022
Prefeito Eduardo Braide autoriza construção do primeiro Hospital Municipal Veterinário de São Luís
12 de dezembro de 2022

Aprovado PL que prevê prioridade às mulheres vítimas de violência no processo seletivo do SINE

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (7), o Projeto de Lei 411/2022, de autoria do deputado Edivaldo Holanda (PSD), que prevê prioridade às mulheres vítimas de violência sexual e doméstica no processo seletivo do Sistema Nacional de Emprego (SINE), no Maranhão. A matéria segue para sanção governamental.

No texto, Edivaldo Holanda afirma que o objetivo do projeto é amparar a vítima, facilitando-lhe a oportunidade de emprego para que haja redução da culpabilização e ampliar suas perspectivas de um futuro próspero.

“A dependência financeira é um dos principais fatores que desencadeiam outros impedimentos para a quebra do ciclo de violência, já que existe o medo de recomeçar, de se manter sozinha, de sustentar os filhos e de reconstruir toda uma vida”, argumenta o parlamentar.

Segundo a matéria, para obterem a prioridade no processo seletivo do SINE, as mulheres vítimas de violência devem apresentar, no ato da inscrição, a cópia e o original do Registro de Ocorrência, baseado na Lei nº 11.340 de 07 de agosto de 2006, e na Lei 13.718 de 24 de setembro de 2018. Poderá ser apresentado, também, documentos de atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), assim como da Casa da Mulher Brasileira.

Ainda de acordo com o projeto, a prioridade deverá ser dada às mulheres vítimas de violência sexual e doméstica, que se encontrem desempregadas, seguidas das mulheres empregadas, mas que, em razão de ameaça comprovada, necessitem mudar de emprego.

FONTE – AGENCIA ASSEMBLEIA