Os alunos do 2º ano do Centro de Ensino Barbosa de Godois visitaram, nesta quinta-feira (7), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Assembleia Legislativa do Maranhão. Na oportunidade, eles conheceram o laboratório de análise química e o local onde é realizado o tratamento dos dejetos.
A visita foi guiada pelo chefe do Núcleo de Qualidade Ambiental da Alema (NUQUA/DAMPIS), Marcelo Lopes, que falou sobre o trabalho desenvolvido pelo setor e apresentou a estrutura da ETE, bem como o seu funcionamento.Biaman Prado
Alunos do Centro de Ensino Barbosa de Godois durante visita a Estação de Tratamento de Esgoto da Alema
Segundo Nereide Dias Costa, que participa do Programa de Residência Pedagógica do Curso de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e que acompanhou os alunos, a visita à ETE da Assembleia faz parte de um projeto pedagógico que está sendo desenvolvido pela unidade de ensino e que culminará em uma Mostra Científica com a participação da comunidade do Monte Castelo, em São Luís.
“Na Mostra Científica, os alunos vão apresentar as etapas da Estação de Tratamento para a comunidade. Também é uma forma deles aprenderem na prática como funciona e terem essa vivência escolar”, afirmou.
Para o estudante Jesser Freitas, a visita foi fundamental para que eles pudessem entender ainda mais sobre as etapas do tratamento do esgoto e saneamento básico, aliando aos conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Com a visita, estamos conhecendo melhor as etapas, como é feito o tratamento do esgoto, da água e como são despejados os dejetos”, disse.
FONTE: ALEMA