‘Café com Notícias’ detalha programação de festanças do Boizinho Barrica

Com início do inverno, Saúde reforça importância de doses contra gripe
20 de junho de 2024
Iracema Vale reúne-se com secretária e trata de conflitos agrários em Urbano Santos
21 de junho de 2024

‘Café com Notícias’ detalha programação de festanças do Boizinho Barrica

A programação de festanças do Boizinho Barrica no seu quadragésimo festejo junino (1985-2024) foi detalhada no programa ‘Café com Notícias’, desta quinta-feira (20), na TV Assembleia. Os convidados foram o coordenador artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão, o cantor Inácio Pinheiro e o músico Maicon Silva.

Godão foi enfático em afirmar que, mais uma vez, o Boizinho Barrica busca reafirmar a cultura popular maranhense em vários segmentos da arte popular. “Para nós, é cada vez uma estreia, um começo e um recomeço na busca dessa afirmação. Temos que renascer a cada momento, a cada ciclo”, afirmou.

O diretor artístico destacou o projeto chamado “Andanças, fulgores e vivas”, que vem sendo desenvolvido pela Companhia Barrica, com o apoio da Lei Federal de Incentivo, com apoio do Instituto Cultural Vale, Laboratório Cedro e Empresa Viamundo.

“É uma exposição permanente, na Casa Barrica, podendo acolher visitas escolares para conhecer toda a nossa história. É tipo assim, uma linha do tempo com fotografias, vídeos, matérias jornalísticas, etc. São memórias da nossa trajetória”, esclareceu.

Inácio Pinheiro lembrou que, em 1985, estreou na brincadeira defendendo a música de Bulcão, no Festival Viva, chamada “Estrela do Mar”. “Escrevi teu nome, na areia na beira da praia, na barra da saia da maré vazante, todo bordado de amor. E numa estrela do mar, meu coração, bem junto ao teu, imaginei! É que a maresia chegou e arrastou toda a felicidade, que morava em mim, só deixando a saudade da mulher que eu tanto amei”, cantou.

“Ao longo desses anos, sempre presente nos ensaios, temos conseguido cantar para a coreografia, para os desenhos da brincadeira. Temos encontrado esses caminhos de expressar e reafirmar a cultura popular maranhense”, complementou Inácio Pinheiro.

Ciclos

Godão explicou que a programação junina da Companhia Barrica inicia logo após o Carnaval. “É terminando um ciclo e começando outro. Tem sido cada vez mais rápido. Fazemos as oficinas recreativas e retroalimentamos essa ampla vivência coletiva que se multiplica nas famílias e nas comunidades”, acentuou.

Godão disse que a busca do Boizinho Barrica pela estrela é permanente e se renova a cada ciclo. “Nessa busca incessante, o que encontramos sempre é uma boa recepção e o carinho das pessoas. Isto está em todos os arraiais que nos homenageia com os resultados, que são luz. A estrela é esse encontro de troca de energias”, enfatizou.

“Temos a essência de ser uma brincadeira espontânea. Essa é a nossa marca. Estamos lado a lado com o público. O público se envolve e nos envolve. Essa é a maior recompensa de nosso trabalho”, finalizou Inácio Pinheiro.

FONTE: ALEMA