‘Diário da Manhã’ – Oftalmologista fala sobre Maio Verde e prevenção ao glaucoma

Concurso Unificado será em 18 de agosto, confirma Ministério da Gestão
23 de maio de 2024
Inscrições para Enem 2024 começam na segunda-feira, dia 27
24 de maio de 2024

‘Diário da Manhã’ – Oftalmologista fala sobre Maio Verde e prevenção ao glaucoma

Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta sexta-feira (24), o médico oftalmologista e professor Álvaro Bruno Botentuit, falou sobre a campanha Maio Verde, mês dedicado ao combate e prevenção do glaucoma, considerado a principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo.

Na conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, o convidado esclareceu dúvidas sobre saúde dos olhos e os objetivos da campanha.  

“O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível na população brasileira. É uma doença provocada pela elevação da pressão ocular e pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. Os sintomas só aparecem na fase mais avançada”, alertou.

 O oftalmologista falou, também, sobre os principais cuidados que se deve ter com a visão, a necessidade de exames periódicos e respondeu a outros questionamentos.

“O glaucoma é diagnosticado quando a pessoa faz exame cuidadoso e o médico mede a pressão do olho. A melhor maneira de prevenir é consultar um médico oftalmologista regularmente, principalmente pessoas que têm parentes portadores da doença, indivíduos com mais de 40 anos, pessoas negras e pacientes que usam corticoides devem estar ainda mais atentos à realização dos testes de rotina”, explicou.

FONTE: ALEMA