O plenário da Assembleia Legislativa aprovou, na sessão desta terça-feira (28), o Projeto de Lei nº 732/2023, de autoria do deputado Rodrigo Lago (PCdoB). O PL propõe a elevação do Festejo de Nossa Senhora da Consolação, realizados anualmente em Colinas, à condição de Patrimônio Cultural do Estado, inserindo a festa no calendário oficial de eventos do Estado.
No texto da justificativa, Lago destaca a importância histórica e cultural da festividade, ressaltando que a tradição remonta ao século XIX, precedendo até mesmo a fundação da cidade. A devoção à Nossa Senhora da Consolação, iniciada em 1830 por dona Cândida Francisca, está intrinsecamente ligada à formação e desenvolvimento de Colinas.
“Hoje é um dia histórico para Colinas e nosso Estado”, celebrou Rodrigo Lago. “Com a aprovação deste projeto de lei, reconhecemos os Festejos de Nossa Senhora da Consolação como Patrimônio Cultural, preservando uma tradição que remonta ao século XIX. Agradeço aos colegas pela compreensão da importância desse projeto para nossa identidade cultural”, completou.
Os Festejos de Nossa Senhora da Consolação, de acordo com o parlamentar, possuem um valor simbólico e cultural significativo para a cidade, movimentando diversos agentes culturais da região. A ampla programação envolve a participação de moradores da cidade, da zona rural e de toda a região.
FONTE: ALEMA