‘Café com Notícias’ – Juiz Francisco Ferreira Lima detalha ações da XVIII Semana da Conciliação

Gabarito oficial do Enem 2023 será divulgado até o dia 24 de novembro
8 de novembro de 2023
Bancos têm piora na rentabilidade e crédito desacelera no 1º semestre
9 de novembro de 2023

‘Café com Notícias’ – Juiz Francisco Ferreira Lima detalha ações da XVIII Semana da Conciliação

O programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (8), na TV Assembleia, recebeu o juiz Francisco Ferreira Lima para uma conversa sobre a XVIII Semana da Conciliação, realizada pelo Poder Judiciário do Maranhão. Este ano, o evento tem como tema ‘A um passo da solução’ e acontece até a sexta-feira (10 de novembro).

“Essa Semana de Conciliação é um movimento nacional que busca solucionar conflitos de modo menos doloroso, menos oneroso e mais rápido. E o maranhão já realiza essa semana há muitos anos e o balanço é positivo, porque evita demandas, evita desgaste emocional e financeiro, enfim é algo que tem sido extremamente positivo para a sociedade, para a Justiça de modo geral”, explicou Francisco Ferreira Lima.

Segundo o juiz, para esta semana estão agendadas quase 11 mil audiências de conciliação em todo o estado. Ele reforçou que a primeira função do juiz é pacificar a sociedade, daí a importância da Semana da Conciliação, para que as duas partes cheguem a um acordo, evitando o litígio.

O juiz Francisco Ferreira Lima informou que, durante a Semana da Conciliação, as demandas mais frequentes na Ilha de São Luís estão relacionadas à família, como divórcios, pensão alimentícia e dissolução de união estável. Já no interior do estado, a maior demanda está relacionada à inadimplência em compras no comércio local.

As inscrições para participar da Semana da Conciliação já estão encerradas, mas o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), funciona durante todo o ano no Fórum do Calhau ou vo. O interessado também pode se direcionar até Núcleos de Direito que funcionam nas Universidades Ceuma (Turu e Renascença), Facam e UNDB.

FONTE: ALEMA