O programa ‘Café com Notícias’, exibido na TV Assembleia nesta segunda-feira (24), recebeu o secretário-adjunto de Organização da Produção da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Ricarte Almeida. Ele falou sobre o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar (Procaf), criado pelo governo do Maranhão e um dos finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade 2023, promovido pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP), na categoria Destaque Boas Práticas.
Ricarte Almeida detalhou que o Procaf tem como finalidade garantir a aquisição direta de produtos agropecuários e extrativistas, in natura ou manufaturados, e de artesanato produzidos por agricultores familiares ou organizações sociais rurais e urbanas, por povos e comunidades tradicionais e pelos beneficiários da reforma agrária.
De acordo com dados apresentados pelo secretário-adjunto, no ano de 2022 foram adquiridas cerca de 1.351 toneladas de alimentos em 148 municípios do estado, contemplando de forma direta 1.849 agricultores, distribuídos em 306 associações comunitárias e 73 indígenas.
“O Procaf tem o objetivo de fortalecer a segurança alimentar e nutricional da população maranhense, além de aquecer a economia. Já foram lançados pelo governo 15 editais de credenciamento para que agricultores familiares, por meio de suas organizações, passem a nos fornecer produtos alimentícios, que irão abastecer a rede socioassistencial, hospitais e creches”, destacou Ricarte Almeida.
FONTE: ALEMA