Em São Luís, o governador Carlos Brandão, juntamente com parte do secretariado de governo, recebeu representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema), nesta segunda-feira (8), para diálogo sobre o fortalecimento de políticas públicas, sobretudo, relacionadas à regularização fundiária como forma de assegurar a paz no campo.
A presença dos representantes das mulheres e dos homens do campo foi de grande importância, inclusive, para o levantamento das demandas dos agricultores para a construção do Plano Plurianual (PPA) do Governo do Maranhão e do orçamento do estado para os próximos anos, garantindo a ampliação e adequação das políticas públicas estaduais aos trabalhadores e trabalhadoras.
Ainda durante o diálogo, em fortalecimento ao municipalismo, foi discutida a execução de programas estratégicos pelo Governo do Maranhão nos municípios, assim como o firmamento de parcerias junto ao Governo Federal.
Na ocasião, o governador Carlos Brandão se comprometeu, mais uma vez, em assegurar soluções que tragam maior qualidade de vida às famílias agricultoras, assim como o desenvolvimento rural sustentável com geração de emprego e renda aliado, inclusive, às políticas estaduais de segurança alimentar.
“Hoje, recebi a presidente da Fetaema, Angela, que nos trouxe várias demandas dos movimentos sociais, do setor da agricultura familiar. Nós fizemos uma grande reunião com os secretários do governo, desta área da agricultura familiar e segurança alimentar, juntamente com todos os representantes da Fetaema. O resultado desta reunião muito proveitosa é que trabalharemos em conjunto, em prol dos trabalhadores rurais”, afirmou o governador.
A presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão, Angela Sousa Silva, destacou que a disposição do Governo ao diálogo possibilita a valorização das pessoas que sobrevivem do campo, inclusive os jovens.
“A gente quer agradecer ao governador por nos receber e ouvir as nossas reivindicações. Na pauta, a agricultura familiar maranhense e outros pontos importantes como a reforma agrária, questões ambientais e, acima de tudo, a valorização da mulher e do homem do campo, além da juventude que é importante nesse processo de construção e desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar”, disse a presidente da Fetaema.
FONTE: GOVERNO DO ESTADO