O Shopping da Criança de Bacabal promove, nesta quinta-feira (13), a partir das 9h30, um diálogo sobre “acolhimento para mães atípicas”. O evento é voltado para mães e cuidadores de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento é alusivo ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo – celebrado no dia 2 de abril.
A unidade, localizado na Rua Eusébio Trinta, no bairro Centro, em Bacabal, proporciona atividades recreativas e assistência especializada de saúde para o público de 6 a 12 anos, e é um dos equipamentos que compõe a rede estadual do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Instituto Vida e Saúde (Invisa).
A proposta do diálogo é ofertar um momento de interação com as famílias, elucidar dúvidas tanto em relação ao TEA, quanto à rotina vivenciada pelos cuidadores familiares, como forma de contribuir com o fortalecimento de vínculos entre eles e prepará-los para eventuais ocorrências atípicas do dia a dia. O encontro também irá viabilizar momentos mais lúdicos, com desenvolvimento de dinâmicas, entre outros.
“Nós queremos valorizar o papel dessas mães que enfrentam muitas dificuldades diariamente. Então, pensamos em um momento especial, em que além dos conhecimentos, elas possam se divertir e ter um momento mais leve”, destacou a diretora administrativa da área da saúde do Shopping da Criança de Bacabal, Vilanir Silva.
Em 2023, Shopping da Criança de Bacabal realizou 13.525 atendimentos, entre exames laboratoriais e de sangue. Além disso, 8.610 atendimentos com a equipe multiprofissional, sendo 70% desse número corresponde ao TEA.
Shopping da Criança
O Shopping da Criança de Bacabal é a primeira unidade implantada no interior do estado e presta serviço para a população das áreas urbanas e rural da cidade há um ano. O equipamento é referência para os demais municípios do Médio Mearim.
No Shopping podem ser encontradas consultas especializadas em pediatra e neuropediatra, atendimento multiprofissional composto por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, psicólogo, educador físico, enfermeiros, assistente social, entre outros.
Para acessar o Shopping da Criança de Bacabal, o responsável precisa levar o encaminhamento médico para a secretaria de Saúde do seu município, que fará o envio para a unidade.
FONTE – GOVERNO DO ESTADO