O Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), unidade que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu 72 novos leitos de enfermaria e ampliou a atenção especializada em saúde a pacientes diagnosticados com a Covid-19 na Grande Ilha. Com isso, sobe para 170 o número de leitos clínicos, que somados aos 62 de UTI, colocam a estrutura como uma das referências no enfrentamento à doença no Maranhão. Os novos leitos já começaram a receber pacientes.
“Não temos medido esforços para tornar possível que todo maranhense que necessitar de amparo médico o possa assim receber. Por isso, o investimento em leitos é uma estratégia para ampliar a capacidade de atendimento. Juntos, e com a mesma intenção, é que iremos vencer essa pandemia”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Para garantir que os internados possam ser bem assistidos, o HCI conta com equipe médica e multidisciplinar, composta por médicos especializados, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros. Ao todo, o HCI dispõe de quase 700 profissionais.
De acordo com o diretor clínico do hospital, Marcus Granjeiro, o acréscimo de leitos garante tranquilidade, mas a cooperação da população é fundamental. “O HCI é referência para casos de Covid-19 e por isso reforçamos a nossa estrutura para melhor oferecer tratamento. Os 72 novos leitos trazem mais tranquilidade dentro da rede assistencial, contudo é importante que a sociedade colabore seguindo as orientações sanitárias vigentes no estado”, declarou.
Segundo a supervisora de Serviço Social do HCI, Paula Renata Martins, a nova estrutura reforça o propósito de cuidar tanto do físico como do emocional dos pacientes e de seus familiares. “O Serviço Social funciona como ponte entre os médicos, pacientes e seus familiares. Dessa forma, nos colocamos no lugar dos entes queridos trazendo tranquilidade, estabelecendo vínculos a fim de prestar um atendimento acolhedor e integral”, destacou.
A esposa de Jonison Abreu foi beneficiada com a ampliação de leitos no HCI. Segundo ele, a comunicação e a transparência têm sido essenciais. “Logo quando soubemos que a minha esposa precisava internar, veio à tona o sentimento de desespero, mas a equipe sempre nos tranquiliza e dá as informações que precisamos. Eu não tenho do que reclamar, lá eles nos deixam a par diariamente do prontuário e ainda fazem vídeo-chamada com ela. Tudo isso faz o diferencial”, afirmou Jonison.
FONTE – MA.GOV.BR