O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) divulgou, nesta segunda-feira (8), o Resultado Final do Processo Seletivo Público para o preenchimento das vagas destinadas aos cursos técnicos de Ensino Médio em Tempo Integral e Integrado à Educação Profissional, ofertados nas Unidades Plenas localizadas em São Luís.
No total, 690 vagas foram destinadas aos cursos técnicos de Ensino Médio em Tempo Integral e Integrado à Educação Profissional a serem ofertados em quatro Unidades Plenas do IEMA: Unidade Plena São Luís – Dr. João Bacelar Portela (Vila Ivar Saldanha), Unidade Plena São Luís – Gonçalves Dias (Bairro de Fátima), Unidade Plena São Luís – Centro (Centro) e Unidade Plena São Luís – Itaqui-Bacanga (Vila Embratel).
Do total de vagas por turma, para as Unidades Plenas do IEMA, 70% (setenta por cento) foram disponibilizadas para candidatos que tenham cursado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em escola pública; 25% (vinte e cinco por cento) para candidatos classificados em Ampla Concorrência por Curso/Unidade Plena, podendo se inscrever candidatos oriundos de instituições privadas, comunitárias, confessionais e filantrópicas, mantidas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado; e 5% (cinco por cento) destinadas a pessoas com deficiência, independente se oriundo de escola pública ou privada.
Vale lembrar que a classificação nas unidades do Iema levou em consideração os seguintes critérios: distância da residência do candidato da escola. Em caso de empate, foram considerados como critério de desempate, na ordem: beneficiário do Programa Bolsa Família e a menor idade do candidato.
As matrículas acontecerão de forma virtual, no período de 09 a 12 de março, através do site: ibutumy.iema.ma.gov.br/matricula. O candidato deve efetuar login com CPF e senha de acesso utilizados na inscrição, em seguida preencher o formulário de matrícula e anexar os documentos exigidos (2 fotos 3×4, certificado/declaração/histórico de conclusão do Ensino
Fundamental, comprovante de residência e documento de identidade ou CPF). Após preencher o formulário e enviar a documentação o estudante pode clicar em finalizar.
Os estudantes devem aguardar pela validação da documentação que será feita em até 24 horas. Caso o jovem tenha algum documento inválido é necessário efetuar o reenvio. Somente após a validação dos documentos os estudantes terão acesso ao comprovante da matrícula que ficará disponível no sistema e também será enviado para o e-mail cadastrado.
O resultado final está disponível nos sites do Iema (www.iema.ma.gov.br) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), (www.educacao.ma.gov.br).
FONTE – MA.GOV.BR