Prefeitura de São Luís prorroga prazos de validade de Certidões de Regularidade Fiscal

Como alguém é considerado recuperado da covid-19?
18 de maio de 2020
Aprovado projeto de Othelino que multa propagadores de fake news sobre pandemia no Maranhão
19 de maio de 2020

Prefeitura de São Luís prorroga prazos de validade de Certidões de Regularidade Fiscal

Devido aos impactos em todas as áreas causadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), prorrogou os prazos de validade das Certidões de Regularidade Fiscal até o dia 31 de maio. A lista de contribuintes que poderão emitir certidões com novo prazo de vencimento está disponível no portal da Semfaz (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br). A medida contida no Decreto nº 55.102, de 13 de maio de 2020, foi tomada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior como forma de minimizar os efeitos da crise sanitária sobre a economia.

Certidões Negativas de Débitos e Certidões Positivas com Efeito de Negativa, que venceram entre os dias 21 de março de 2020 a 17 de maio de 2020, seguirão valendo até 31 de maio. “A prorrogação desses prazos, determinada pelo prefeito Edivaldo, irá beneficiar os contribuintes no momento de pandemia onde houve a paralisação de diversos setores, principalmente do setor econômico”disse o titular da Fazenda Municipal, Delcio Rodrigues.

As Certidões de Regularidade Fiscal possibilitam a esses contribuintes a participar de processos de licitação, a solicitar empréstimos bancários, entre outras atividades, comprovando que as empresas têm cadastro regularizado junto à Prefeitura de São Luís. Assim como realizado pela Receita Federal, que prorrogou o prazo de pagamento do Simples Nacional e também da Declaração do Imposto de Renda, devido à pandemia do novo coronavírus, a medida visa auxiliar os contribuintes no momento de paralisação de parte das atividades econômicas do país.

O Decreto N° 55.102/2020, disponível no portal da Semfaz, dispõe de todas as regras e informações sobre a prorrogação dos prazos de validade das certidões. Dentre elas, a lista de contribuintes que serão beneficiados pela medida, assim como a possibilidade de reimpressão da certidão. 

O contribuinte deverá ficar atento a possibilidade de reimpressão da certidão que deverá ser emitida somente em casos necessários. Na mesma, será mantida a data de validade vencida. Ao apresentá-la, é importante anexar uma cópia do decreto n° 55.102/2020.

ATENDIMENTO SEMFAZ 

O funcionamento da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), sofreu mudanças com a pandemia. Atendendo em horário reduzido e controlando a quantidade de contribuintes no local, o posto de atendimento localizado na sede da Semfaz  (Avenida Kennedy, n° 1455, Bairro de Fátima), está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e o posto de atendimento que funciona na Unidade do Viva – Shopping da Ilha, estará fechado durante tempo indeterminado, devido a suspensão de atividades de todos os shoppings de São Luís.
 
Além do atendimento presencial, os contribuintes têm acesso aos serviços via portal, disponíveis no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br. No site, o cidadão tem acesso a emissão de guias, NFSe, ao Sistema Tributário Municipal (STM), Impostos Municipais, Alvará, ISS, entre outros. A Semfaz também está disponibilizando contatos via telefone e/ou e-mail, para facilitar o acesso do cidadão ao fisco municipal. Qualquer dúvida, deverá ser encaminhada para o e-mail infosemfaz@semfaz.saoluis.ma.gov.br ou para o whatsApp (98) 99104-8500.

FONTE – AGÊNCIA SÃO LUÍS