Regionais de educação iniciam elaboração de planos de ação do Mais Ideb 2020

Nota do Governo do Maranhão com orientações sobre prevenção e combate ao coronavírus
13 de março de 2020
CORONAVÍRUS: UFMA decide cancelar aulas por 30 dias
16 de março de 2020

Regionais de educação iniciam elaboração de planos de ação do Mais Ideb 2020

Gestores, professores e técnicos das 19 Unidades Regionais de Educação (URE) estão reunindo-se para elaborar o Plano de Ação de cada regional. A medida visa definir as estratégias vitais que nortearão as ações que serão desenvolvidas por cada uma, para cumprimento das metas estabelecidas pelo programa Mais Ideb 2020. Os encontros iniciaram na última terça-feira (10) pela Regional de São Luís e seguem até a próxima quarta-feira (19), sendo realizados em todas as 19 UREs. 

Para o professor Valderlândio de Araújo Pontes, um dos convidados a participar da elaboração, a ação é importante pois está colocando profissionais que estão na base para participar desse planejamento. “Quando se faz um planejamento desses, tem tudo para dar certo, porque está pegando dados que já existem e traçando esse planejamento”, destacou. 

“Essa ideia de trazer gestores, professores e os membros da regional para sabermos pontuar os problemas comuns que existem entre todas as sequências que envolvem a educação do estado, é muito bom porque o nosso alvo final, que é o aluno, vai ser muito beneficiado”, disse Iole Cutrim Costa, professora de Língua Portuguesa. 

“O envolvimento desses segmentos é fundamental na construção do planejamento. Para mim, está sendo um ganho enquanto profissional, enquanto educadora e membro da sociedade maranhense, porque os nossos alunos são a base de tudo e, quando eu melhoro enquanto profissional, quando eu enxergo as coisas, a tendência é eu me tornar uma profissional melhor e ajudar eles a se tornarem melhores, e assim mudamos os índices de educação do nosso estado”, reforçou Iole. 

O supervisor de Gestão de Resultados da Seduc, Saulo Formiga, destacou que a parceria Seduc com a Falconi é fundamental para a política de gestão de resultados para a educação.

“Um bom exemplo é a construção de planos de ação das escolas e, agora, nas unidades regionais. Com eles, temos identificado os pontos de atenção que dificultam os resultados desejados e, com a metodologia adequada, construímos estratégias para superá-los. O resultado de tudo isso é uma educação com muito mais qualidade e desempenho. Ganha o estudante, ganha a família, ganha o Estado”, concluiu.

FONTE – MA.GOV.BR