Nesta quinta (30) e sexta-feira (31), gestores, professores e equipes escolares estão reunidos para a Jornada Pedagógica 2020 nas escolas da rede pública estadual de ensino. Momento importante para planejar, partilhar ideias, avaliar as práticas desenvolvidas e analisar os indicadores educacionais com o propósito de fortalecer a aprendizagem do estudante.
Durante os dois dias, os participantes recebem todas as orientações a respeito da proposta de trabalho, por meio de materiais elaborados pela equipe de Currículo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Entre os instrumentos disponibilizados para contribuir com essa etapa do planejamento dos 200 dias letivos de 2020, estão: a Cartilha de Metas 2020 – individualizada por escola; o Caderno de Orientações Pedagógicas 2020; o Guia de Orientação da Jornada Pedagógica 2020 e as Ferramentas para elaboração do Plano de Ação da escola, entre outros instrumentos que os orientarão nesse trabalho de planejamento.
Durante a Jornada, é trabalhada, também, a construção do Plano de Ação da Escola, que deverá contar com a contribuição de toda a equipe escolar. As ações de planejamento docente individual e por área de conhecimento ocorrerão durante as duas primeiras semanas de aula com o acompanhamento da equipe de Supervisão e Apoio Pedagógico da Seduc. Para tanto, foi elaborado um roteiro de planejamento com as orientações gerais e com os desdobramentos do planejamento por áreas de conhecimento a ser disponibilizado no Caderno de Orientações Pedagógicas de 2020.
“Somado a isto, uma série de medidas foi adotada no intuito de garantir que as informações cheguem às unidades de ensino com clareza e eficiência, especialmente no que diz respeito à formação dos articuladores estaduais e regionais quanto à Metodologia do Modelo Gerencial a ser adotado, os quais foram responsáveis pela multiplicação das informações aos gestores das unidades de ensino. Estes, por sua vez, serão propagadores da ação na jornada pedagógica, estimulando toda a comunidade escolar a buscar caminhos e estratégias para os alcances de metas e estratégias definidas para cada escola”, destacou a secretária Adjunta de Gestão da Rede de Ensino e da Aprendizagem, Nádya Dutra.
No Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, no bairro da Cohab – em São Luís, o gestor pedagógico Galdino Gusmão conta que a Jornada Pedagógica tem como tema: “Escola da escolha: metodologias ativas, inclusão tecnológica e inteligência socioemocional”.
“A nossa Jornada Pedagógica tem uma reflexão quanto a escola da escolha, a escola de tempo integral, aquela que precisamos alinhar as nossas ações e pensamentos rumo a um objetivo maior, que é ser uma escola de referência e qualidade a partir dos resultados apresentados de forma qualitativa e quantitativa”, disse Galdino Gusmão.
Ele afirma, ainda, que para que esse objetivo seja alcançado é necessário o engajamento de toda a comunidade escolar.
“Nessa Jornada nós teremos momentos de reflexão intra e interpessoal. Nós vamos ter um momento em que os professores vão refletir sobre a sua prática docente e como eles devem melhorar essa prática. Além disso, vamos trabalhar várias metodologias ativas como uma prática e inclusão tecnológica, a avaliação como uma forma de emancipar os nossos alunos. E esse momento da Jornada Pedagógica, é também momento de analisar o que deu certo, os projetos, as ações, as visitas técnicas. E corrigir também tudo aquilo que não deu certo e planejar novas ações para fazer mais e corrigindo sempre. Esse é o nosso maior objetivo dentro da nossa jornada pedagógica”, concluiu o gestor pedagógico.
Unidades Regionais de Educação preparam programação
Na Unidade Regional de Educação de Caxias, a diretora de Educação, Filomena Maranhão, explica que a programação este ano abordará o tema: “Pilares para a garantia do direito de aprendizagem: currículo e avaliação”.
Segundo Filomena Maranhão, essa é uma forma de oportunizar um debate com os professores da rede estadual de ensino, norteando a elaboração de um Plano de Intervenção Pedagógica, abordando os diversos componentes curriculares, especialmente os de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com as orientações disseminadas juntos aos gestores escolares do Ensino Médio na Formação Mais Ideb, realizada recentemente pela equipe de Currículo da Seduc.
“Acreditamos que, na Semana Pedagógica, podemos traçar os caminhos a serem construídos ao longo do ano letivo de 2020, onde cada uma das escolas seja espaço de acolhimento, de pertencimento e da garantia dos direitos de aprendizagem para todos os estudantes. Um bom planejamento escolar começa indubitavelmente na Semana Pedagógica, momento oportuno em que os projetos de futuro, sonhados por cada comunidade escolar, devem ser projetados e articulados. Assim, seremos capazes de enfrentar os novos desafios de aprendizagem na direção de integrar cada vez mais a instituição Escola à contemporaneidade”, disse ela.
Em Imperatriz, a diretora de Educação da URE, Suelly Leal, fala que os preparativos estão por conta da apresentação Método Gerencial e do Caderno de Orientações Pedagógicas aos Centros de Ensino da região.
“Também tivemos WebConferência via Seduc para alinhar as orientações do Caderno Pedagógico Letivo 2020. Essa webconferência também foi acompanhada pelas técnicas do [Programa] Mais Ideb para serem replicadas em caráter de Formação para os Gestores Escolares”, concluiu Suelly Leal.
FONTE – SEDUC MA