Prefeitura lançará aplicativo da limpeza urbana para facilitar ainda mais acesso da população aos serviços públicos

Bolsonaro assina projeto de lei sobre educação domiciliar
12 de abril de 2019
Ministro Marcos Pontes debaterá CLA nesta segunda-feira, em São Luís
15 de abril de 2019

Prefeitura lançará aplicativo da limpeza urbana para facilitar ainda mais acesso da população aos serviços públicos

A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, lançará o aplicativo Cidadão Limpeza, plataforma que reunirá informações sobre todos os serviços de limpeza, coleta e destinação de resíduos da capital. Com a ferramenta será possível solicitar serviços, saber os dias de coleta nos bairros, denunciar o descarte irregular pela cidade, obter informações sobre os Ecopontos, sobre a legislação municipal de limpeza urbana entre outras. O lançamento do aplicativo faz parte da macropolítica de gestão de resíduos sólidos implantada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior e inclui a reestruturação da Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. O download da ferramenta estará disponível gratuitamente na Play Store e na Apple Store.

Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, o aplicativo, que será disponibilizado em breve, vem sendo planejado há algum tempo e faz parte dos investimentos previstos no processo de profissionalização da gestão de resíduos sólidos em São Luís.  O processo incluiu ainda a implantação do Sistema de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Limpeza Urbana e o cadastramento dos grandes geradores de resíduos sólidos como forma de modernizar e otimizar a prestação dos serviços.

Agora, esta plataforma que já é utilizada de forma interna na gestão dos serviços feita pela Prefeitura, será disponibilizada também ao cidadão com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços de limpeza urbana. “O aplicativo, que esta sendo implantado por orientação do prefeito Edivaldo, vai centralizar todos os nossos serviços e informações, além de ser uma ferramenta importante para a fiscalização e combate ao descarte irregular de resíduos na cidade. Ele vai ser mais um canal entre o cidadão e a Prefeitura de São Luís”, destacou a presidente do Comitê.

A ferramenta informará os endereços de todos os Ecopontos em São Luís, horários de funcionamento e que tipo de resíduo pode ser entregue nestes equipamentos. No aplicativo também será informado o dia e frequência da coleta domiciliar e como o cidadão deve fazer a separação e acondicionamento do resíduo. Será possível ainda solicitar serviços como a capina e roçagem de logradouros, a remoção manual e mecanizada em pontos de descarte irregular. As demandas poderão ser acompanhadas pelo aplicativo.

O aplicativo Cidadão Limpeza será ainda uma importante ferramenta no combate ao descarte irregular de resíduos pela cidade, pois por meio dele a comunidade poderá denunciar a prática, inclusive, enviando imagens (fotos e vídeos) que permitam a identificação dos autores. O material servirá de base para que sejam aplicadas as sanções previstas na Lei Municipal Nº 6.321/2018, que prevê multa para quem descarta o resíduo irregularmente e organiza todo o Sistema de Fiscalização do Serviço de Limpeza Urbana de São Luís.

NOVA CENTRAL DE ATENDIMENTO

O lançamento do aplicativo faz parte da reestruturação da Central de Atendimento do Comitê Gestor Limpeza Urbana, serviço telefônico pelo qual a população de São Luís pode solicitar serviços de limpeza, tirar dúvidas sobre o serviço de coleta domiciliar, como os dias e horários de coleta nos bairros, saber a localização dos Ecopontos, bem como os tipos de recebidos, além de denunciar pontos de descarte irregular de resíduos sólidos pela cidade.

A central será ampliada e funcionará com estrutura de call center. A mudança permitirá a expansão e aprimoramento do serviço que terá um número maior de linhas e de atendentes, diminuindo o tempo de espera do cidadão e facilitando o acesso aos serviços disponibilizados. Ao longo de 2018, a Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana recebeu cerca de duas mil ligações.

A Central de Atendimento funciona de forma integrada ao Sistema de Monitoramento da Limpeza Urbana, onde são fiscalizadas em tempo real o cumprimento das rotas preestabelecidas dos veículos que realizam a coleta domiciliar e das equipes de trabalho que realizam os serviços de capina e varrição, assegurando, assim, a regularidade do serviço prestado.

SAIBA MAIS
Central de Atendimento do Comitê Gestor Limpeza Urbana
0800 098 1636

FONTE – Agência São Luís