Parlamentares apontam videomonitoramento como solução para segurança em São Luís

Escolas da rede estadual recebem o programa Carreta Digital para capacitação profissional
19 de fevereiro de 2025
Governo anuncia nova etapa do programa Cuidar dos Olhos com mais de mil atendimentos oftalmológicos
20 de fevereiro de 2025

Parlamentares apontam videomonitoramento como solução para segurança em São Luís

A Câmara Municipal encaminhou esta manhã dois pedidos de adoção, pelas esferas municipal e estadual, de videomonitoramento na cidade de São Luís. As solicitações são dos vereadores Cléber Verde Filho (MDB) e Edson Gaguinho (PP) que defenderam a iniciativa durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 19.

Na tribuna, Cléber mencionou a experiência de São Paulo com o “Smart Sampa”. O programa conjuga o uso de videomonitoramento, uso de inteligência artificial e integração às forças de segurança pública. O objetivo é tornar a resposta do estado mais rápida e eficiente nos casos de violência.

“Todos nós, enquanto representantes do povo, recebemos diariamente queixas sobre a insegurança da nossa cidade. Assaltos a comércios, furtos de veículos, roubos a pedestres fazem parte da realidade de muitos ludovicenses. O cidadão de bem sente-se vulnerável!”, iniciou.

Por isso, o parlamentar defende o uso de soluções modernas e eficazes. Ele é o autor do Requerimento nº 261/25 que busca a realização de estudo de viabilidade técnica para a implantação de programa nos moldes do “Smart Sampa” em São Luís.

“Nossa cidade com mais de 1 milhão de habitantes precisa se modernizar e acompanhar as boas práticas que já estão sendo implementadas em outras capitais. Foi pensando nisso que apresentei esse requerimento, para avaliar a sua viabilidade: custos, benefícios e formas de financiamento”, assinalou.

Para Edson Gaguinho, autor da Indicação nº 063/25, os gastos com segurança se revertem em benefício para a própria cidade, uma vez que, tornam a cidade atrativa em termos de investimentos. Portanto, o vereador solicita por meio do seu pedido sistema de reconhecimento facial na Rua da Paz, Rua Grande e Rua Sete de Setembro.

A iniciativa visa minimizar a rotina de arrombamentos na parte central da cidade. Segundo o vereador, em menos de dois meses o número de casos já chegam a 30, o que revela uma prática recorrente de um determinado grupo de meliantes.

“Com a utilização do Sistema, fica mais fácil identificar os meliantes que praticam furto nas ruas de São Luís. Só na região central já contabilizou-se mais de 30 arrombamentos neste ano de 2025. Uma prática que, infelizmente, se tornou rotina”, declarou Gaguinho.

FONE – CÂMARA DE SÃO LUÍS